Google

2018/01/28

Miguel Lopes -TCM II

Miguel Lopes -TCM II from Miguel Lopes on Vimeo.

Trabalho realizado no âmbito da disciplina Tecnologias de Comunicação Multimédia da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo.

Descrição:
A obra “The Scream” do pintor norueguês Edward Munch, é uma das obras mais conhecidas do autor e foi a principal inspiração para este trabalho. Abrindo o caminho ao Expressionismo com o uso da cor para ampliar a intensidade das emoções, “The Sream” imortaliza o desespero. No vídeo ganha vida a figura andrógena que grita, nesse desespero profundo de uma angústia existencial.
A música adequa-se bem ao quadro, na minha opinião, e chama-se “The Great Gig in the Sky”, do álbum “The Dark Side of The Moon” (Pink Floyd).

Processo:
Após escolhido o tema, fiz a seleção dos vídeos e imagens e esbocei uma possível sequência, sendo que algumas ideias foram surgindo com a elaboração. Recorri ao Resolume Arena (software de VJ) como a ferramenta principal, onde sequenciei as imagens e apliquei alguns efeitos: distorção, “flip” vertical e horizontal (espelho), sobreposição com opacidade, blend e cross-fade. Usei também o Reaper no final para fazer o render do vídeo e áudio juntos, por não o estar a conseguir fazer no Resolume.

Em suma, sinto que o trabalho foi produtivo, no sentido em que fiquei mais familiarizado com ferramentas de edição de vídeo e estou mais ou menos satisfeito com o resultado final.

Nincsenek megjegyzések: