Google

2016/06/03

Performance do ‘Auto-organização’ - Museu do Amanhã 2016

Performance do 'Auto-organização' - Museu do Amanhã 2016 from miguelbandeira_rj on Vimeo.

O que dança tem a ver com nanoquímica? Como uma performance artística pode contribuir na busca por novos modelos teóricos de substituição de derivados do petróleo por produtos biodegradáveis? O que a auto-organização intrínseca ao processo artístico tem a ensinar à sociedade moderna no sentido da ampliação de sua consciência e autonomia?

Se as perguntas parecem complexas, o caminho para respondê-las pode ser suave, através da performance "Auto-Organização", que o Museu do Amanhã abriga neste sábado. O projeto é concebido e realizado por Olga Kisseleva, chefe do departamento de Art&Science da Universidade de Paris-Sorbonne, e já passou por duas cidades-símbolo do petróleo: Moscou (Garage Contemporary Museum, 2015) e Kuwait (Modern Art Museum, 2016). No Museu do Amanhã, dez bailarinos irão apresentar a performance especialmente criada pelo coreógrafo e pesquisador João Silveira.

No Brasil - país reconhecido internacionalmente pelos esforços em pesquisa e produção de biocombustíveis - a "Auto-Organização" se transformou, passando a contar também com uma parceria entre o Museu do Amanhã e o Laboratório Em Formação (IBqM-UFRJ). O trabalho foi repensado em workshops com artistas e cientistas, para a concepção de uma nova coreografia. As oficinas acontecem entre os dias 19 e 29 de abril.


Sobre os artistas:

Olga Kisseleva é uma artista contemporânea russa radicada na França, diretora e fundadora do Art&Science Lab, Universidade Paris-Sorbonne. Seus trabalhos foram adquiridos para coleções de museus como MOMA, MOCAK, Centre Georges Pompidou, State Russian Museum e outros. Vencedora de uma série de competições de arte contemporânea, como Dicream of French Ministry of Cultural Affairs (project DG-Cabin), Arcadi 2004 e com múltiplas premiações como o French Academy of Sciences National Prize (2002), International Prize of the Pro Arte Foundation (Russia), entre outros.

João Silveira, também conhecido como John Gaucho, é sapateador, coreógrafo, pesquisador e diretor de espetáculos. Já realizou mais de 3000 apresentações ao redor do mundo, em países como França, Estados Unidos, Argentina, Japão, Líbano, Romênia e Rússia, além de mais de 300 cidades brasileiras. Graduado também em Farmácia, é mestre e doutorando em Educação, Gestão e Difusão de Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis (UFRJ), onde pesquisa a relação entre arte, ciência e educação. É membro da Art & Science Collaborations (ASCI) e autor do livro Da Ideia ao Aplauso.

Ficha técnica:

- Concepção científica: Olga Kisseleva e Niki Baccile (Centro Nacional de Pesquisa Científica - CNRS França)

- Modelização científica: Stephane Abel e Esra Karakas (Comissão Francesa de Energia Atômica e Energias Alternativas - CEA, França) Coreografia e direção de montagem no Brasil: João Silveira

- Bailarinos: Gabriela Patricio, Áurya Pires, Bia Garcia, Gabriel Macillo, Jonathan Fernandes, Loma Ferraz, Mariana Raiol, Marcelle Santana Diniz, Tatiana Escovedo e Victoria Pereira.

- Visual: Miguel Bandeira

- Figurinos: Hera Telles

- Pesquisadora Chefe do Laboratório Em Formação: Denise Lannes

- Apoio: Consulado Geral da França

Nincsenek megjegyzések: